sexta-feira, 28 de maio de 2010

Olho gOrdo

Sempre achei que essa história de olho gordo era pura superstição. Não achava possível que a inveja de alguém pudesse causar algum mal que não fosse para a própria pessoa. Entretanto, percebi há um tempo, com algum estudo e vivência, que o pensamento tem poder e muito grande por sinal.
O pensamento também é matéria, muito sutil, mas não deixa de ser matéria. Nossos pensamentos geram formas mentais que obviamente também seguem a lei da matéria da ação e reação. Assim, quando se pensa em algo, para o "mal" ou "bem" (conceitos que não quero entrar em discussão) gera um reação de mesma intensidade. Somos afetados então por essas formas mentais e a depender do nosso estado de consciência, podemos sofrer mais ou menos o seu impacto.
É incrível como até as pessoas que aparentemente são as "mocinhas" da história também tem olho gordo. Já percebeu que basta aparecer feliz com um novo paquerinha, ou começar um novo projeto de algum retorno financeiro, ou fazer algo tão bem feito, que existem pessoas que consciente ou inconscientemente fazem aquele comentário aparentemente inocente, mas que no fundo está com uma pontinha de inveja? Por exemplo, se emagrece tem alguém que fala: "Aff, tá muito magra!", aí engorda e lá vem o comentário: "Aff, você viu como ela engordou?". Muitas vezes é preciso ser mais discreto e não sair por aí mostrando sua felicidade ou contando seus grandes feitos. Isso impede que as pessoas gerem essas formas mentais, mesmo que não façam isso de forma proposital.

"Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios." (Séneca)


Nenhum comentário:

Postar um comentário