terça-feira, 29 de junho de 2010

O Ideal de Dama

Conheci um casal que estava junto há mais de 20 anos e cujo respeito e amor de um com o outro era digno de admiração, pois eles tinham uma afinidade de alma muito profunda. Há pouco mais de um mês, o homem faleceu e ela teve que seguir com o projeto de vida que os dois tinham juntos. Ela disse que sente uma imensa saudade e que o amor verdadeiro não é baseado em coisas externas, instintos ou egoísmo mas que vem desse complemento de um com o outro. Fiquei arrepiada quando ela disse que ele sempre dizia pra ela: "Você me inspira!". Ela é a maior dama que eu já conheci, e ele o homem o maior cavalheiro também.
O significado da palavra dama quer dizer sujeição. Mas não pensem que é sujeitar-se ao homem, ser submissa. E sim, sujeitar tudo o que for passageiro e transitório na vida, como os instintos, emoções, desejos ao que realmente nos faz humanos: sentimentos, a Bondade, a Verdade. É fazer sua alma comandar seu corpo, e não o contrário; é não se deixar levar por paixões de qualquer natureza, mas direcioná-las através da consciência. É discernir entre o certo e o errado. Isso é ser uma dama no seu verdadeiro sentido. A partir daí, do exemplo dessa grande mulher, refleti se eu estava sendo uma dama ou me comportando como uma mulher vulgar, não no sentido de vulgar como algo baixo, mas sim algo comum.
Quando comecei a escrever nesse blog, minha motivação era entender melhor o mundo do Bolinhas. Mas para isso eu não percebi que antes precisava conhecer eu mesma, que papel eu queria assumir como mulher, escolher entre ser uma dama ou uma mulher vulgar. A segunda opção é fácil, pois para mediocridade não é preciso de esforço. Mas para a primeira é preciso vontade, esforço, como tudo que realmente vale a pena, que é verdadeiro na vida. Escrevi uma postagem sobre a importância de ter um estepe, que agora refletindo melhor, para mim significa a mulher se submeter a uma relação com a qual não tem interesse por ter medo da solidão ou pura carência. Mas vale pagar qualquer preço para ser amada? Se está com quem você tem algo verdadeiro e no qual acredita, não precisa manter estepes para suprir suas necessidades se algo não der certo; isso só está demonstrando que na sua relação atual você não está sendo verdadeira. Onde fica a honestidade, os valores, a coerência?
Me sinto honrada de conhecer essa grande dama, e quero buscar esse ideal de dama e quem sabe encontrar um cavalheiro que me diga um dia que sou a sua inspiração.

Um comentário:

  1. É muito fácil abraçar a vulgaridade, quando é tão difícil encontrar uma dama ou um cavalheiro em essência. Eu tenho esse sonho de encontrar uma pessoa que me inspire, e à qual eu possa também inspirar. E enquanto isso não é possível, nada tenho a fazer senão me contentar com a vulgaridade que, apesar de ser medíocre, não deixa de ter o seu lado bom.

    ResponderExcluir