segunda-feira, 12 de julho de 2010

Como encarar o silêncio dos homens

“Às vezes você me pergunta por que é que eu sou tão calado? Não falo de amor quase nada nem fico sorrindo ao teu lado”. Esta estrofe pode parecer linda na música Gita, de Raul Seixas, mas na realidade não é bem assim. Muitas mulheres sofrem quando seus homens dão uma de Capitão Caverna e “entram na toca” – seja para resolver um problema, seja para refletir ou até curar uma simples gripe. Elas não sabem o que fazer e ainda podem comprometer a relação forçando a barra.

Segundo a psicóloga Silvia Pedrosa, se levarmos em conta as diferenças biológicas e culturais, podemos pensar que para as mulheres a comunicação é muito importante no relacionamento, é a maneira que elas têm de entender o mundo, de organizar os sentimentos. “Para elas, o silêncio tem um significado negativo, de que algo está errado. Supondo que o homem é mais prático, não há nele uma necessidade de buscar explicação o tempo todo por meio da linguagem, e muitas vezes este silêncio pode representar que tudo está em ordem”, analisa.

Para o mestre em psicologia André C. Costa, as pessoas ficam inquietas diante do silêncio por não saberem o que está acontecendo com o outro. E começam a “minhocar”. “Trata-se, em geral, de falta de autoconfiança que leva a agir como uma criança emocionalmente carente. Se a mulher enxerga o parceiro como o centro de seu universo, ela vai ter medo de o relacionamento acabar. Não consegue tolerar a falta de controle ante a expectativa (fantasiada ou não) de rejeição e abandono”, diz Costa.

Leia dicas para lidar com o “homem caverna" e faça um teste para medir a sua tolerância com o assunto, clique aqui.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário